Candidata propõe que a prefeitura garanta alimentação de qualidade a todos e incentive a produção de produtos orgânicos e sem agrotóxicos

Parlamentar foi eleita deputada federal em 2018 com 162.740 votos |
Foto: Ramon Bitencourt / O Tempo
Por THAÍS MOTA
27/10/20 - 14h00
https://www.otempo.com.br/
Uma das preocupações da candidata do PSOL à Prefeitura de Belo Horizonte, Áurea Carolina, é a segurança alimentar - que é a política de garantir o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Ela quer assegurar alimentação à toda a população da capital mineira e também incentivar a produção e o consumo de produtos da agroecologia.
Parte dessa preocupação, segundo ela, seria solucionada com seu programa de renda mínima, que prevê que nenhum cidadão tenha renda menor que R$ 600 na capital. O programa seria voltado para a população pobre ou sem emprego. “A segurança alimentar inclui a garantia de renda para que as pessoas possam se manter, para não passar fome. Mas, passa pelo acesso a alimentos de qualidade, em quantidade e qualidade”.
Ainda nesse debate, ela quer incentivar a agricultura sustentável em BH por meio de políticas públicas de apoio aos produtores. “Fortalecer redes de agroecologia, de agricultura urbana, de produção de alimentos saudáveis, a aquisição desses produtos pela prefeitura no programa de alimentação escolar, e outras políticas que podem apoiar a compra desses fornecedores dessa rede”.
Tudo isso seria feito de maneira integrada “criando as bases para uma política de abastecimento que priorize a articulação com produtores e produtoras agroecológicos de BH e da região metropolitana, promova a oferta de alimentos saudáveis a preço justo e acessível e valorize o trabalho e a natureza em todas as etapas da cadeia agroalimentar”, segundo consta em seu plano de governo.
E ela completa: “Pra gente é muito importante que a segurança alimentar envolva toda essa rede, não só no que chega na mesa das pessoas, mas também para que esses produtores que fazem parte dessa rede de economia popular e solidária possam ter um suporte da prefeitura para funcionar”, disse.
Ainda em seu plano de governo, ela propõe uma política municipal para que a cidade passe a adotar “medidas previstas no Plano Nacional de Redução de Uso de Agrotóxicos” e incentiva a produção de alimentos orgânicos e sem defensivos agrícolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário