Kalil tem 62% e se aproxima de reeleição no 1º turno, diz DataTempo/Quaest


Candidato do PSD, prefeito mantém vantagem para outros candidatos faltando poucos dias para a eleição. João Vítor Xavier aparece em segundo, Áurea Carolina e Bruno Engler empatados em terceiro.
https://www.otempo.com.br/


Foto: Ramon Bitencourt
Por MARCELO DA FONSECA
12/11/20 - 06h00


Faltando três dias para a eleição municipal, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) manteve vantagem sobre os concorrentes e pode ser reeleito à Prefeitura de Belo Horizonte em primeiro turno. Os dados são da mais nova pesquisa DataTempo/Quaest, contratada pela Sempre Editora.

Kalil aparece com 62% das intenções de voto na pesquisa estimulada (em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), seguido pelo deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), que aparece em segundo lugar, com 7% das intenções. Em terceiro lugar, empatados com 4% das intenções de voto, estão a deputada federal Áurea Carolina (PSOL) e o deputado estadual Bruno Engler (PRTB).

Se considerados apenas os votos válidos – desconsiderando votos em branco e nulos –, o prefeito Kalil chega a 75,6% das intenções de voto, margem considerável para decidir a eleição já na primeira fase.


O levantamento foi feito entre os dias 8 e 10 de novembro, com 1.000 eleitores da capital mineira. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, considerando os resultados obtidos para o total da amostra. O intervalo de confiança é de 95%, ou seja, há probabilidade de 95% de o resultado do levantamento retratar o momento atual da corrida em BH.

De acordo com a pesquisa atual, Kalil mantém a tendência de crescimento em relação à última. No final de outubro, a DataTempo/Quaest constatou que o prefeito tinha 59% das intenções de voto; agora ele passou para 62%. João Vítor Xavier também cresceu na pesquisa, subindo de 5%, no mês passado, para 7%, neste levantamento. Bruno Engler e Áurea Carolina também cresceram nas intenções de voto, passando de 3% para 4%.

Cinco candidatos à Prefeitura de BH tiveram 1% das intenções de voto no levantamento feito nesta semana: Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Rodrigo Paiva (Novo), Nilmário Miranda (PT), Luísa Barreto (PSDB) e Lafayette Andrada (Republicanos).

Outros seis candidatos não alcançaram nem 1 ponto nas intenções de voto: Cabo Xavier (PMB), Marília Domingues (PCO), Wadson Ribeiro (PCdoB), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Fabiano Cazeca (PROS) e Wanderson Rocha (PSTU). Segundo a pesquisa, 10% afirmaram que vão votar em branco ou anular o voto e outros 8% ainda não sabem em quem votar.



Pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o prefeito Kalil mantém uma vantagem considerável sobre os adversários na briga pela PBH, indicando a possível vitória já no primeiro turno.

Nesse tipo de pesquisa, é possível verificar claramente quão firmes são os votos dos entrevistados.

Kalil é a opção de 57% dos entrevistados, seguido de João Vítor Xavier, em segundo lugar, com 4%, e Bruno Engler e Áurea Carolina, com 3% das intenções espontâneas de voto. Nesse cenário, Nilmário Miranda aparece na quarta colocação, citado por 1% dos entrevistados. Rodrigo Paiva e Luísa Barreto também foram lembrados, mas não alcançaram 1% na pesquisa. A soma de todas as citações de outros candidatos dá 1%.

Nesse levantamento, o percentual de pessoas que não sabem em quem votar aumenta significativamente, com 21% dos participantes não citando ninguém. Outros 11% dos entrevistados afirmaram que vão anular ou votar em branco.

Maioria dos eleitores já decidiu o voto

O levantamento DataTempo/Quaest perguntou aos eleitores se eles bateram o martelo em relação à escolha sobre em quem votar para prefeito em Belo Horizonte, e 77% afirmaram já ter uma decisão definitiva. Outros 23% disseram que podem mudar o voto nos últimos dias. A pesquisa mostra que, entre os eleitores de Kalil, 81% estão totalmente decididos sobre o voto, enquanto 19% ainda podem mudar.

Já entre os que citaram a preferência pelo deputado João Vítor, segundo colocado na pesquisa, 57% estão decididos sobre o voto, e 43% podem mudar a opção até a eleição. Para os participantes que declararam voto na deputada Áurea Carolina, 71% não veem chance de mudar o voto, e 29% podem optar por outro candidato.

Considerando os eleitores de Bruno Engler, 79% definiram voto no deputado estadual e não devem mudar, e outros 21% podem escolher outro nome. Entre os que decidiram votar em branco ou anular, 87% afirmaram que, com certeza, não vão escolher nenhum candidato.



Acompanhe ao vivo, no dia 15 de novembro, a apuração e o resultado das eleições 2020 em Belo Horizonte. Ou comece a busca por sua cidade em na lista de estados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário